• Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo - 117 Anos

Pastoral

EIS QUE TUDO SE FEZ NOVO... PORQUE INSISTIR NO PASSADO?

 

Creio que a Biblia é a Palavra de Deus, que esta Palavra é inerrante e que Deus revela os seus propósitos nela. Quando leio esta maravilhosa Palavra, muitas vezes me depar es me deparo com textos muito inter o com textos muito interessantes. Nesta semana um deles foi: “As misericór As misericórdias do Senhor se r enhor se renovam a cada manhã”. E por ”. E porque digo isso? Por que digo isso? que tantas vezes insistimos em coisas do passado que sabemos que não vai dar certo. Porque quando insistimos no passado fixamos idéias que apesar de todo e qualquer esforço sempre acabaram mal. Demos e damos crédito a quem não merece nossa credibilidade, acreditamos em mudanças que jamais aconteceram, deixamos de lado a confiança que deveríamos ter em nós mesmos para depositá-la sobre ombros desleais. Somos vítimas de nossa própria incredulidade. Julgamo-nos incapazes de realizar o que almejamos culpando a fraqueza de nosso espírito quando na verdade temos medo. Ficamos cegos de pavor e nos escondemos atrás da falsa máscara da razão e do autocontrole. Somos pequenos e covardes, cheios de defeitos e inconstâncias, domesticados e aprisionados pela nossa consciência.

 

Contudo a cada manhã que despertamos, o Senhor na sua graça maravilhosa e por amor nos dá um novo dia. Não para vivermos como o dia de ontem, mas para vivermos a novidade própria deste novo dia. Isso precisa alegrar muito o nosso coração, porque tudo se faz novo, e podemos e devemos viver de maneira nova. Significa que Deus está sempre presente em nossa vida, nos amando, perdoando e direcionando todas as nossas decisões. Passou o que era velho, e não podemos insistir em arrastar os fardos de ontem, nem aqueles que ficam remoendo a nossa vida, trazendo lembranças tão desagradáveis. A nossa atitude deve ser esta: “Eis que tudo se fez novo”.

 

Devemos entender que o nosso relacionamento diário com o Senhor Jesus é capaz de zerar as nossas dívidas, e nos dá a oportunidade de recomeçarmos de maneira nova; basta que tenhamos a coragem de humildemente pedir perdão pelas nossas faltas cometidas, e também de perdoar aqueles que erraram conosco. É tudo muito simples porque Deus é simples demais. Estamos vivendo um momento favorável para entregarmo-nos inteiramente Deus, permitindo assim que Ele transforme toda a nossa vida.

 

Ore: Senhor! Quantas vezes ficamos nostálgicos, relembrando o passado, querendo voltar ao lugar onde erramos, ou mesmo quando algo passou pela nossa vida e perdemos o controle. Porém Senhor, meu desejo é viver cada dia segundo a tua vontade, esquecendo o que passou e vivendo o novo a cada instante. Em nome de Jesus. Amém.

 

Medite: “SENHOR, tem misericórdia de nós. Por ti temos esperado; sê “ tu o nosso braço cada manhã, como também a nossa salvação no tempo da tribulação.” Isaías 33:2

 

Rev. Ademir Aguiar (adaptado e transcrito)