• Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo - 117 Anos

Estudo p/ Pequenos Grupos

PRESERVE A UNIDADE

“Esforçando-vos diligentemente, por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz”.
Efésios 4.3

 

Amado rebanho do Senhor, louvamos a Deus pela grande redenção que temos em Cristo Jesus! Pois ela é a fonte de todas as preciosas bênçãos que recebemos! Somente por causa dela, podemos pedir ao Senhor que nos visite em nossa Igreja Unida com tempos de Reforma e Reavivamento. Para que tudo isso venha a acontecer é extremamente importante que continuemos a cumprir o que nos diz o texto acima.

 

O nosso texto nos dá um mandato: PRESERVE DA UNIDADE.

 

1- Em primeiro lugar Ele nos diz que a PRESERVAÇÃO DA UNIDADE demanda um ESFORÇO INTENSO. Este ensino revela que devemos ser extremamente intencionais e se necessário for, transpirar para a que a Igreja de Cristo Jesus se mantenha Unida. Isso começa conosco como liderança, mas se estende a todo corpo da Igreja. Temos que nos esforçar, transpirar, extenuarmo-nos para aceitar os outros, ainda que sejam diferentes de nós. Que o Senhor tenha misericórdia de nós, para que nossa paciência não se esgote. Como povo de Deus que somos, temos que nos amar uns aos outros, se quisermos ser os referenciais para nossa igreja e família. Devemos entender que, mais do que nossas opiniões pessoais, importa que nos submetamos a Deus e à sua Palavra.

 

2- Em segundo lugar o Senhor nos ensina que A PRESERVAÇÃO DA UNIDADE vem do ESPÍRITO SANTO. A unidade da Igreja procede do Espírito Santo. Não criamos a unidade. Foi o Espírito de Deus que fez da Igreja uma família e um corpo. Quando quebramos a unidade, não ofendemos somente o irmãos, mas estamos ofendendo e entristecendo a pessoa preciosa do Espírito do Senhor, que é o próprio Deus. É muito perigoso ser um instrumento de divisão na Igreja, pois, se alguém dividir a Igreja, terá que prestar contas ao Senhor. A razão para que a igreja se mantenha Unida, ao redor da Palavra, é para que não ofendamos o próprio Espírito Santo. Ele é essa pessoa Divina, tão Maravilhosa, que está conosco durante todos os dias, que habita no nosso coração, que o santifica, que nos converteu, que nos usa com poder, que nos ensina a Palavra, que nos faz ser cheios de Deus. Se você ama o Espírito Santo, lute com todas as forças pela unidade!

 

3- Em terceiro lugar, Jesus, usa a vida de Paulo para nos ensinar que a PRESERVAÇÃO DA UNIDADE se dá no VÍNCULO DA PAZ. O que é um vínculo? É um ponto de união, é uma amarradura, é um ligamento. O vínculo da nossa unidade é a paz. Lembremos que essa palavra, paz, não significa exclusivamente ausência de lutas externas, mas também se refere à plenitude de Deus, à inteireza, à harmonia, ao enchimento de Deus na nossa vida, ao controle do Espírito de Deus, em nós. Quanto mais viermos a ser um povo cheio da paz do Senhor, da presença de Deus, da plenitude do Senhor que é o seu Espírito, mais possibilidades teremos de preservar unidade do Espírito na vida cristã!

 

Como está a sua vida, querido irmão? Como está a sua vida querida irmã? Você já orou hoje? Já separou tempo para conversar com o seu Rei Jesus? Você está cheio da presença do Senhor? Esse é o plano de Deus para você e para mim, que sejamos homens e mulheres cheios do Espírito Santo! Se você ainda não orou hoje, pare o que está fazendo, busque ao Senhor e diga a Jesus o quanto você o ama. Conte a Ele como você é agradecido pela salvação! Agradeça pelo cuidado do Senhor para contigo, diga ao Senhor que tua vida é DEle e que você está disposto a ser usado para ser uma bênção! Preservemos a unidade do Espírito e assim abençoaremos nossa família, nossa igreja, nossos companheiros de trabalho e todos os que estão ao nosso redor!

 

Que o Senhor te presenteie com um dia cheio da Graça de Deus e da Paz de Jesus!

 

Em Cristo Jesus

 

Rev. Rosther Guimarães Lopes.